Avanços em cirurgias de catarata

Dr Alexandre Moretti

Médico Oftalmologista com título de Especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

A catarata é a opacificação do cristalino, estrutura do olho que funciona como uma lente natural, auxiliando no processo visual. A grande maioria da população apresentará esta doença em alguma fase da vida. Pode ser causada por vários fatores como a idade, o uso de medicamentos, trauma ou algumas doenças como o Diabetes, por exemplo.
“Não se deve deixar que a catarata evolua muito”, afirma o oftalmologista Dr. Alexandre Morétti, pois, segundo ele, a população ainda tem o conceito de que é necessário que ela “amadureça”. Com o avanço da técnica cirúrgica, hoje a catarata é retirada com ultrassom, através de uma incisão de 2 a 3 mm, onde dispensa o uso de ponto e quanto menos densa ela estiver, mais simples se torna a cirurgia.
Segundo o oftalmologista, com os modernos implantes intra-oculares, o paciente pode se ver livre dos óculos tanto de longe quanto para perto. Alguns destes implantes ainda possuem filtros contra os nocivos raios ultravioletas, protegendo a retina de muitos danos que poderiam ser causados.

A catarata é a opacificação do cristalino, estrutura do olho que funciona como uma lente natural, auxiliando no processo visual. A grande maioria da população apresentará esta doença em alguma fase da vida. Pode ser causada por vários fatores como a idade, o uso de medicamentos, trauma ou algumas doenças como o Diabetes, por exemplo.“Não se deve deixar que a catarata evolua muito”, afirma o oftalmologista Dr. Alexandre Morétti, pois, segundo ele, a população ainda tem o conceito de que é necessário que ela “amadureça”. Com o avanço da técnica cirúrgica, hoje a catarata é retirada com ultrassom, através de uma incisão de 2 a 3 mm, onde dispensa o uso de ponto e quanto menos densa ela estiver, mais simples se torna a cirurgia.Segundo o oftalmologista, com os modernos implantes intra-oculares, o paciente pode se ver livre dos óculos tanto de longe quanto para perto. Alguns destes implantes ainda possuem filtros contra os nocivos raios ultravioletas, protegendo a retina de muitos danos que poderiam ser causados.




Nova Enfoque
© 2017 - Todos os direitos reservados | Nova Enfoque
VISION