Festa do Bom Jesus comemora 140 anos

Conheça a história da festa

O Santuário

Para que a igreja possa se tornar Santuário, ela precisa ter um motivo especial e um fluxo de romeiros que venham visitar o local, além de uma autorização especial com a bênção do Bispo Arquidiocesano. Após esse processo, o histórico da paróquia tem de ser encaminhado a Santa Sé com o pedido de bênção ao Santo Padre, o Papa.

Segundo o Livro de Tombo da Paróquia, a consagração canônica como Santuário aconteceu em 1911, durante a visita Pastoral do 2º Bispo de Pouso Alegre, Dom Assis. Em 1972, 90 anos após a chegada da Imagem, foi construída a atual Igreja pelo Vigário Cônego Foch Morais Teixeira, juntamente ao povo e dedicada a Comissão Fundadora. A Igreja foi benta pelo Arcebispo Dom José D’Angelo Neto e consagrada como Santuário do Senhor Bom Jesus.

Para que a igreja possa se tornar Santuário, ela precisa ter um motivo especial e um fluxo de romeiros que venham visitar o local, além de uma autorização especial com a bênção do Bispo Arquidiocesano. Após esse processo, o histórico da paróquia tem de ser encaminhado a Santa Sé com o pedido de bênção ao Santo Padre, o Papa.Segundo o Livro de Tombo da Paróquia, a consagração canônica como Santuário aconteceu em 1911, durante a visita Pastoral do 2º Bispo de Pouso Alegre, Dom Assis. Em 1972, 90 anos após a chegada da Imagem, foi construída a atual Igreja pelo Vigário Cônego Foch Morais Teixeira, juntamente ao povo e dedicada a Comissão Fundadora. A Igreja foi benta pelo Arcebispo Dom José D’Angelo Neto e consagrada como Santuário do Senhor Bom Jesus.


A imagem


 

A imagem do padroeiro foi confeccionada em Portugal, pelo escultor Manoel Soares de Oliveira e pintada por João Teixeira especialmente para umas das Igrejas do Império do Brasil.

A histórica imagem foi trazida do Rio de Janeiro em um carro de bois em 1873. Segundo uma transcrição do jornal “A Propaganda” de 22 de setembro de 1904, a imagem começou a ser ovacionada e transportada pelo povo em Jaguary. Ao entrar na matriz o Reverendíssimo Padre João Borges Soares de Figueiredo pediu a todo que rezassem um Pai Nosso, para aquele que mandou vir do Porto aquela imagem soberanamente perfeita.

 


A 1ª festa


A primeira festa aconteceu antes da chegada da imagem de Bom Jesus em 1873. Conhecida como “Festa do Córrego” ou “ Festa de Agosto”, a cada ano atrai mais festeiros e devotos que iniciam a novena no dia 28 de julho. A festa do Bom Jesus traz todos os anos a alegria e aumenta a religiosidade daqueles que participam dela.




Nova Enfoque
© 2017 - Todos os direitos reservados | Nova Enfoque
VISION