Como escolher o melhor terreno para construir.


 

A tarefa de escolher um terreno para comprar não é nada fácil.
A primeira informação que você precisa ter é em qual zoneamento seu terreno está inserido.
Desta forma você poderá consultar qual o tipo de uso, recuos e outras informações que irá precisar para dar início ao projeto.
Analise a insolação do terreno, ou seja se ele recebe sol pela manhã ou pela tarde. Veja quem serão os seus vizinhos, se bloqueiam o sol ou a vista.
Janelas voltadas para o lado Norte permitem uma excelente iluminação, além do conforto e economia de gastos com energia elétrica.
Imóveis voltados para a face Sul podem ser frios, escuros e apresentar os problemas que a falta de luz e calor pode ocasionar, como mofo, umidade e dificuldade no desenvolvimento das plantas. Sem contar os transtornos para aqueles que sofrem de problemas respiratórios.
Observe a declividade do terreno, normalmente esses terrenos custam menos e hoje em dia com a aplicação de uma boa arquitetura pode gerar resultados incríveis. 
Declividades acentuadas acabam proporcionando um visual mais amplo, é apenas uma questão de escolha.
Analise as árvores e a área verde existente no terreno. As árvores são protegidas por lei e é necessário ter autorização da prefeitura para poda ou retirada de alguma. De qualquer forma tente fazer com que a vegetação seja aproveitada pelo projeto arquitetônico.
Outros itens que devem ser observados na compra de um terreno:
- Certifique-se que o loteamento está aprovado na prefeitura e se possui licenciamento ambiental.
- Observe o entorno e a infraestrutura local .
- Verifique se o lote não faz parte de nenhum litígio judicial.
- Verifique se há nascentes, córregos ou outros corpos d’água no terreno ou próximo as suas divisas.
- Verifique se os vizinhos não invadiram as divisas do terreno. Levar uma trena para visitar o terreno é uma ótima idéia. Verifique também se nenhum vizinho abriu janela nas divisas do lote.
- Verifique se o lote está numa baixada plana. Se estiver, pode ser local de inundação em época de chuvas.
- Evite topos de morro. Além de serem mais propícios a descargas elétricas, também são protegidos pela legislação ambiental.
Em caso de dúvida, não hesite em consultar um arquiteto. 
Boa sorte! 

A tarefa de escolher um terreno para comprar não é nada fácil.A primeira informação que você precisa ter é em qual zoneamento seu terreno está inserido.

Desta forma você poderá consultar qual o tipo de uso, recuos e outras informações que irá precisar para dar início ao projeto. Analise a insolação do terreno, ou seja se ele recebe sol pela manhã ou pela tarde. Veja quem serão os seus vizinhos, se bloqueiam o sol ou a vista.Janelas voltadas para o lado Norte permitem uma excelente iluminação, além do conforto e economia de gastos com energia elétrica.Imóveis voltados para a face Sul podem ser frios, escuros e apresentar os problemas que a falta de luz e calor pode ocasionar, como mofo, umidade e dificuldade no desenvolvimento das plantas. Sem contar os transtornos para aqueles que sofrem de problemas respiratórios.Observe a declividade do terreno, normalmente esses terrenos custam menos e hoje em dia com a aplicação de uma boa arquitetura pode gerar resultados incríveis. Declividades acentuadas acabam proporcionando um visual mais amplo, é apenas uma questão de escolha.Analise as árvores e a área verde existente no terreno. As árvores são protegidas por lei e é necessário ter autorização da prefeitura para poda ou retirada de alguma. De qualquer forma tente fazer com que a vegetação seja aproveitada pelo projeto arquitetônico.Outros itens que devem ser observados na compra de um terreno:- Certifique-se que o loteamento está aprovado na prefeitura e se possui licenciamento ambiental.- Observe o entorno e a infraestrutura local .- Verifique se o lote não faz parte de nenhum litígio judicial.- Verifique se há nascentes, córregos ou outros corpos d’água no terreno ou próximo as suas divisas.- Verifique se os vizinhos não invadiram as divisas do terreno. Levar uma trena para visitar o terreno é uma ótima idéia. Verifique também se nenhum vizinho abriu janela nas divisas do lote.- Verifique se o lote está numa baixada plana. Se estiver, pode ser local de inundação em época de chuvas.- Evite topos de morro. Além de serem mais propícios a descargas elétricas, também são protegidos pela legislação ambiental.Em caso de dúvida, não hesite em consultar um arquiteto. Boa sorte! 


Cláudia Cunha - Arquiteta.




Nova Enfoque
© 2017 - Todos os direitos reservados | Nova Enfoque
VISION