A história do estilo Country americano que invadiu o Brasil e hoje é moda urbana

No território brasileiro, a música country é a sertaneja.

 

A cultura country teve como marco a década de 1920, na zona rural da região sul dos Estados Unidos, em especial nos estados da Tennessee, Virginia, Virginia Ocidental e Kentucky.
A origem deste tipo cultural é a música desenvolvida a partir da Old-time music, muito tocada no Norte dos EUA e com uma mixagem de instrumentos musicais vindos dos continentes europeu e africano, dentre os quais: a rabeca (Irlanda), um derivado do instrumento conhecido como Saltério dos Apalaches (Alemanha), o bandolim (Itália), o violão (Espanha) e o banjo (Oeste Africano).
O termo country, no entanto, só passou a ser utilizado a partir de 1940. A denominação anterior era hillbilly music, ou “música caipira”, em português. Tal nomenclatura desagradava aos criadores, que a consideravam depreciativa e preconceituosa.
Para que se popularizasse, a música country encontrou em Jimmy Rodgers o principal propulsor. Ele, inclusive, é conhecido como o “Pai da Música Country”. Junto com a banda Carter Family, Rodgers popularizou a cultura country nos Estados Unidos, acarretando o surgimento de outros artistas, como Hank Willians, Willie Nelson e John Daver.
No Brasil, Bob Nelson foi o precursor do estilo country nos anos 60, embora o movimento country no Brasil surgiu no final da década de 70. 
No território brasileiro, a música country é a sertaneja, em que se destaca atualmente o sertanejo universitário. As duplas e cantores mais conhecidas são: Jorge e Matheus, Fernando e Sorocaba, Maria Cecília e Rodolfo, Luan Santana, Gusttavo Lima, João Carreiro e Capataz e muitos outros nomes.
Com relação à moda country, a utilização de botas, camisas e chapéus foi estabelecida pelo fato de estas peças serem bastante utilizadas em cidades rurais, que remetem à origem do country nos Estados Unidos. Para compor ao visual sertanejo masculino você precisa apenas de uma calça jeans mais justa, botina e camisa. Alguns homens preferem caprichar na beca e adotam o bom e velho chapéu, fivela no cinto e uma barba para deixar a aparência adulta. Sem dúvidas as camisas xadrezes estão entre as principais peças da moda sertaneja. As camisas jeans, jaquetas de couro e camiseta gola polo também fazem parte do figurino country.
No Brasil, este estilo foi rapidamente absorvido e transposto para as cidades grandes. A cultura country é, hoje, um elemento de integração entre o mundo rural e urbano. Desta forma, rodeios, casas de show, artistas da música sertaneja estão cada vez mais presentes para os habitantes das metrópoles e cidades que as circundam.

A cultura country teve como marco a década de 1920, na zona rural da região sul dos Estados Unidos, em especial nos estados da Tennessee, Virginia, Virginia Ocidental e Kentucky.A origem deste tipo cultural é a música desenvolvida a partir da Old-time music, muito tocada no Norte dos EUA e com uma mixagem de instrumentos musicais vindos dos continentes europeu e africano, dentre os quais: a rabeca (Irlanda), um derivado do instrumento conhecido como Saltério dos Apalaches (Alemanha), o bandolim (Itália), o violão (Espanha) e o banjo (Oeste Africano).O termo country, no entanto, só passou a ser utilizado a partir de 1940. A denominação anterior era hillbilly music, ou “música caipira”, em português. Tal nomenclatura desagradava aos criadores, que a consideravam depreciativa e preconceituosa.Para que se popularizasse, a música country encontrou em Jimmy Rodgers o principal propulsor. Ele, inclusive, é conhecido como o “Pai da Música Country”. Junto com a banda Carter Family, Rodgers popularizou a cultura country nos Estados Unidos, acarretando o surgimento de outros artistas, como Hank Willians, Willie Nelson e John Daver.No Brasil, Bob Nelson foi o precursor do estilo country nos anos 60, embora o movimento country no Brasil surgiu no final da década de 70. No território brasileiro, a música country é a sertaneja, em que se destaca atualmente o sertanejo universitário. As duplas e cantores mais conhecidas são: Jorge e Matheus, Fernando e Sorocaba, Maria Cecília e Rodolfo, Luan Santana, Gusttavo Lima, João Carreiro e Capataz e muitos outros nomes.Com relação à moda country, a utilização de botas, camisas e chapéus foi estabelecida pelo fato de estas peças serem bastante utilizadas em cidades rurais, que remetem à origem do country nos Estados Unidos. Para compor ao visual sertanejo masculino você precisa apenas de uma calça jeans mais justa, botina e camisa. Alguns homens preferem caprichar na beca e adotam o bom e velho chapéu, fivela no cinto e uma barba para deixar a aparência adulta. Sem dúvidas as camisas xadrezes estão entre as principais peças da moda sertaneja. As camisas jeans, jaquetas de couro e camiseta gola polo também fazem parte do figurino country.No Brasil, este estilo foi rapidamente absorvido e transposto para as cidades grandes. A cultura country é, hoje, um elemento de integração entre o mundo rural e urbano. Desta forma, rodeios, casas de show, artistas da música sertaneja estão cada vez mais presentes para os habitantes das metrópoles e cidades que as circundam.






Nova Enfoque
© 2017 - Todos os direitos reservados | Nova Enfoque
VISION