Universo da Bola

com Enivaldo Eiras

 ARENAS !??!


Poderia falar aqui Das Arenas superfaturados da copa, que o Ronaldo Fenômeno acha mais importante que hospitais no momento. Ou das Arenas “elefantes brancos” que ficarão quase que as moscas depois da copa. Ou ainda sobre a Arena que o Corinthians “ganhou” do ex-presidente Lula.

Mas o que esta chamando a atenção esta semana é outra Arena que não vai ser da copa e pelo jeito nem vai ser do clube que o esta construindo em conjunto a uma construtora. A Allians Parque, a moderna arena do Verdão que a construtora W Torre insiste em dizer que é somente dela.

Vamos entender melhor esta historia, ou melhor, tentar entender. Quando saiu o projeto e a parceria a diretoria do Palmeiras era outra, Arnaldo Tirone era o presidente, aquele que “colaborou” para o Verdão conquistar o bi da segundona. O polemico e sempre oposição Mustafá Contursi, sempre foi contra este projeto. Vale lembrar que Mustafá certo ou errado foi o responsável pelo ultimo grande time do palmeiras que conquistava alguma coisa.

Vale lembrar também que o atual presidente palmeirense Paulo Nobre, que parece ser bem sério, era conselheiro do clube quando foi feito a parceria e assinado o acordo. Não entendo como só agora ele vem a publico reclamar da postura da W Torre do Sr. Walter Torre.

O Palmeiras esta correndo o risco de perder a autonomia da Arena e levar muito prejuízo, mas vale lembrar que esta construtora tem um histórico horrível no mercado. Basta pesquisar um pouquinho e ver que seria um grande risco ter parceria tão grande assim.

Fazendo uma comparação com a Arena Corinthians, tem alguns tópicos que mostra claramente porque ela já esta quase concluída, e a do Verdão, que era pra ser entregue já em dezembro foi prorrogada para o ano que vem.

O Itaquerão foi possível porque Andrés Sanchez juntamente com Ricardo Teixeira tiraram o Morumbi da copa em uma manobra que envolveu a CBF, FIFA e Globo. Depois entrou em cena o Lula para conseguir dinheiro publico para viabilização do projeto.

Há de se lembrar que a construtora Odebrecht também tem vários problemas passados assim como a W Torre, e talvez o Corinthians leve 30 anos para “pagar” os investimentos dessa construtora.

Resumindo, o segredo do sucesso do Itaquerão e a preocupação com a Arena do Verdão está simplesmente na pessoa de Andrés Sanchez. Ele é esperto demais, já fez tudo de caso pensado, já sabia das conseqüências e dos riscos, e esta dando um nó na construtora. Diferente do bom e sério Paulo Nobre, cheio de boas intensões, mas que lhe falta a malicia necessária para lidar com este mundo do futebol.

Isto fica claro quando vemos como Paulo Nobre não esta sabendo nem lidar com o pacato Gilson Kleina, quanto mais com o Sr. W Torre né. Por outro lado Andrés Sanchez segue absoluto no embate contra o clã Odebrecht.



PERIGO EMINENTE !!!



Bilheteria é coisa do passado aqui no Brasil. Os clubes hoje vivem do dinheiro da TV para sobreviver, e com a exposição na mídia atraem patrocinadores que investem grandes quantias para aparecer na camisa.

Corinthians e Flamengo estão muito a frente dos outros clubes pela audiência que proporcionam a Globo. A disparidade é enorme, uma bola de neve que vem subindo cada vez mais. Pois ganhando mais dinheiro podem ter melhores times, são mais vistos na TV, portanto patrocinadores pagando cada vez mais.

O perigo é grande de nos tornarmos uma Espanha que atualmente possui apenas dois times que ganham tudo por lá, Barça e Real Madrid.

A “espanholização” foi alertada pelo Mauro Silva, ex-jogador da Seleção e do La Coruña a Radio Jovem Pan. Ele viveu 13 anos jogando por lá e acompanhou de perto o processo que apequenaram os clubes médios e encheram de dinheiro Barça e Real.

  O que assusta é que os grandes rivais daqui sabem do que ta acontecendo e acompanham inertes a absurda distribuição de recursos por parte da Globo. Pra falar a verdade esses clubes estão tão endividados e dependentes do dinheiro da emissora que não tem nem como reagir a isto.

E também nem sei se a questão foi discutida no encontro dos jogadores do Bom Senso F.C com a Federação. Mas precisava viu. Basta ver o que virou o famoso campeonato espanhol, apenas dois times ganhando de todos todo ano. Será que seria interessante isto aqui pra nós?

É claro que os escolhidos não têm nada a ver com isso, tem que brigar por mais dinheiro mesmo, já que tem a Globo como refém da audiência que proporcionam. A fraca campanha desses dois times este ano vai ser facilmente superada ano a ano. Aos poucos aproveitam o dinheiro para sanar as dividas mais perigosa.

Enquanto Timão e Mengão recebem da Globo 120 milhões cada, times como o Vasco, Palmeiras e São Paulo ganham  80 milhões, enquanto que para Inter, Grêmio, Atlético, Cruzeiro, Botafogo, Fluminense e Santos sobrem apenas 45 milhões. Isso este ano, pois o acordo foi fechado até 2017 e a diferença entre os clubes ficarão maiores ainda: 170, 100  e 60 milhões. Como competir de igual para igual assim?

E tudo ta cada vez mais escancarado, pois os jogos que Globo mostrou é do time que está lá em baixo da tabela.  Cruzeiro??? Nem pensar...Santa audiência, parabéns Rede Globo!!!

PRA MEDITAR: "Quando você vir alguém sofrendo não tente descobrir porque sofre, simplesmente ajude. A Bíblia manda chorar com os que choram e não analisar porque choram”.

ABRAÇOS ENIVALDO EIRAS  !!!






Nova Enfoque
© 2017 - Todos os direitos reservados | Nova Enfoque
VISION