Pergolados

Por Sandra Andrea

Hoje falaremos sobre uma ótima solução para o espaço de lazer nestes dias de verão: Pergolados

Conhecidos assim no Brasil,de origem Italiana que  vem do latim pergula-, "varanda exterior", tratando-se de espécie de passeio com cobertura em forma de ramada decorativa ou terraço coberto.

Na linguagem popular podemos falar que Pergolados são troncos de madeiras dispostos paralelamente apoiados em pilares que  podem ser usados como : Cobertura de um corredor,extensão de uma  varanda  ou em jardins abertos  como elemento decorativo e espaços para relaxar, fazendo assim uma composição agradável e bonita em qualquer área externa.

  Podem ser  de diversos materiais além de madeiras,mas também ferro, bambu e até em concreto.

A dúvida maior neste espaço é : cobrir ou não cobrir?

Existem dois tipos de coberturas para pergolados e diferentes materiais para estas coberturas. Há as coberturas com plantas e as coberturas com materiais translúcidos.

A primeira é uma opção interessante pois integram o ambiente e dá muito mais liberdade para quem usufrui, mas tem um agravante: não impedem a passagem de chuva e ventos.

A segunda opção com materiais translúcidos podem ser de vidros temperados ou policarbonatos. Hoje existem materiais para esta utilidade que não super aquecem o ambiente.

A junção das duas opções seria o ideal.Mas atenção  ao tipo de vegetação a utilizar neste espaço,eu recomendo as seguintes : Ipomeia Rubla, Tumbergia,Primavera,Dipladênia ,Madre Silva, Sapatinho-de-judia, Sete léguas,Jasmim estrela e  Jade ...todas com grande durabilidade,mas precisam de muito sol!

 

Sempre DeCoração para vocês!

 (Fonte :  decoratividade.com e flora cambui)

 

 






Nova Enfoque
© 2017 - Todos os direitos reservados | Nova Enfoque
VISION