Exposição de Ron Mueck chega ao Rio de Janeiro

Nove esculturas hiper-realistas chegam ao Brasil

Com sucesso absoluto de público em Paris e Buenos Aires, a exposição com as esculturas hiper-realistas do australiano Ron Mueck chegou ao Museu de Arte Moderna do Rio no último dia 20, única cidade brasileira que irá receber a mostra.

Mueck é um fenômeno no meio das artes, ainda que ele evite ao máximo circular socialmente nesses ambientes. Um de seus primeiros trabalhos artísticos, a obra "Dead Dad" (finalizada em 1997), se tornou uma das esculturas mais famosas mundialmente, contrariando tanto o ideal clássico da escultura quanto o da abstração modernista. Quase nenhum artista alcançou um patamar de reconhecimento mundial com tão poucas obras.

A exposição no Rio recebe nove obras de Mueck, um conjunto muito representativo do trabalho do artista, segundo a curadora da mostra Grazia Quaroni. Além das esculturas monumentais, a mostra exibe o documentário "Still Life: Ron Mueck At Work" (2011-2013), de Gautier Deblonde, que apresenta o artista trabalhando em seu ateliê e mostra o trabalho que ele faz com as mãos, sem utilizar recursos de computadores, segundo seu assistente, Charlie Clarke. 

Entre as obras, três são inéditas e foram produzidas em 2013, especialmente para a mostra na América Latina. São elas "Woman With Shopping" (Mulher com as Compras), "Young Couple" (Jovem Casal) e a maior obra da exposição, "Couple Under a Umbrella" (Casal debaixo do Guarda-Sol).

Para a exposição no Brasil, o diretor do Museu de Arte Moderna do Rio, Carlos Alberto Chateubriand, espera um recorde de público, como foi o caso na Fundação PROA em Buenos Aires e na Fundação Cartier em Paris, onde a mostra chegou ao número recorde de 300 mil espectadores.

 

"Ron Mueck"

Quando: 20 de março a 1º de junho de 2014.

De terça a sexta de 12h às 18h e sábados, domingos e feriados de 12h às 19h.

Onde: Museu de Arte Moderna do Rio

 

Fonte: http://guia.uol.com.br/






Nova Enfoque
© 2017 - Todos os direitos reservados | Nova Enfoque
VISION