Parabéns ao pedaço mais feliz do Sul de Minas

Cambuí 122 anos

Pacata e hospitaleira, a cidade é conhecida como o “pedaço mais feliz do Sul de Minas” por ser muito procurado por turistas em busca de tranquilidade e sossego, Cambuí surgiu com as incursões dos bandeirantes paulistas que atravessavam a serra da Mantiqueira em busca de pedras preciosas. O local era um ponto de parada desses aventureiros, os quais estabeleceram seus ranchos e, posteriormente, fazendas ao longo do território do atual município. Em 1850 a paróquia de Cambuí, a de Nossa Senhora do Carmo, é criada iniciando o processo de autonomia do lugar, independência que se consolida em 1892 com a emancipação do município.

Embora situada em uma região montanhosa e de difícil acesso até 1930, quando foi aberta a primeira estrada, sempre teve uma vida cultural intensa, seja no teatro, na poesia ou na música. Abrigou, existindo menos de duzentas casas, duas bandas de música, regidas pelos Capitães da Guarda Nacional José Quintino da Fonseca e Antônio José de Brito Lambert (banda dos Quintinos e dos Lambert). Nasceram em Cambuí João Moreira Salles, precursor do UNIBANCO; o jornalista científico Ulisses Capozzoli e o historiador, advogado e farmacêutico Levindo Furquim Lambert e o Secretário Estadual da Educação de Minas Gerais durante o governo de Juscelino Kubitschek.

O Morro do Cruzeiro é um mirante natural com vista panorâmica e que possui rampas onde se praticam o vôo livre e o rapel, além de oferecer trilhas para caminhadas. As Cachoeiras da Meia Légua, da Usina e do Fonseca são alguns dos atrativos naturais que merecem ser visitados. A Praça Coronel Justiniano, a Igreja Santa Cruz e o Mercado Municipal também atraem os visitantes num tour pelo centro da cidade. Quem visita Cambuí não pode deixar de experimentar o Virado de Banana, o prato típico foi tombado pelo patrimônio histórico municipal, assim como o famoso doce de leite tradicional na cidade.

Hoje Cambuí é uma cidade que tem atraído muitos investidores principalmente na área do comércio que é um dos pontos de maior destaque da cidade na região.

Polo regional pela excelente localização tendo ao seu redor várias cidades menores que buscam no comércio daqui atender suas necessidades.

Bastante conhecida pelo carnaval de rua realizado na praça central, que cada vez mais oferece espaço seguro parea os foliões.

A cada ano que passa muitos que aqui veem conhecer acabam por fixar moradia temporária, mas depois acabam por ficar definitivamente por se apaixonar pelas maravilhas da cidade.

 

Fotos: Everton Melo - Digital Líder






Nova Enfoque
© 2017 - Todos os direitos reservados | Nova Enfoque
VISION