Lareiras

Por Sandra Andrea

Neste clima frio nada mais propício para nos aquecer  do que uma LAREIRA!E foi pensando nisso, que resolvi escrever sobre os vários tipos de lareiras que existem no mercado. Vou listar  várias opções e você define qual  se encaixa no seu espaço e bolso.

Convencional – Fabricadas no local

Deve ser feita por profissional especializado, caso contrário não apresentará um bom funcionamento. Como não tem portas e nenhum tipo de controle  automático de acendimento e desligamento da chama, recomenda-se não deixar a chama acesa sem uma supervisão. Entretanto, você poderá fazer no modelo e dimensões que mais lhe convier.


Metálica

Excelente para quem quer uma lareira sem reforma !

São fáceis de instalar ( apenas uma abertura na laje para a passagem do duto para saída de fumaça) e podem  ser de canto ou frontal. Os materiais são variados :

aço carbono; aço inox;cobre;latão;chapa naval todos com pintura eletrostática.

A desvantagem é que esfriam rapidamente.


Elétrica

Nestas, não há queima de fogo e se aproximam muito ao funcionamento de um aquecedor, mas seu aquecimento é bem menor que uma lareira a lenha ou a gás. Sua praticidade tem adquirido muitos adeptos, pois não  tem sujeira e não precisa repor a lenha.

 

Gás

Este tipo de lareira se assemelha com o funcionamento de um fogão, assim como as lareiras convencionais, estas precisam ser revestidas de tijolos refratários para que a alvenaria suporte o calor. A tecnologia permite que esta seja a melhor opção em se tratando de comodidade, existem  sistemas que regulam a temperatura e o tempo que ela ficará acesa.

 

Pré Fabricadas

Estas são as mais indicadas,  pois o fabricante garante seu bom funcionamento. Mas elas não vem acabadas, devem ser instalados, tijolos refratários ou chapa de aço ( próprio) ou pedras na sua estrutura.

A vantagem desta para as convencionais é que estas podem ser instaladas sem quebra de paredes, apenas encostá-la em uma parede e fazer uma abertura no teto para a passagem do duto e não precisa pedreiro especializado, pois o Kit é explicativo.

Qualquer que seja a sua escolhida, sempre contrate um profissional para te auxiliar, pois o local a ser instalado  é muito importante para um bom aquecimento do ambiente. Fica a dica!!!! Sempre  De-Coração  para vocês!!!

 

Fonte: www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2005-2/lareiras/referencias.html

http://casasdealice.blogspot.com.br/2012/06






Nova Enfoque
© 2017 - Todos os direitos reservados | Nova Enfoque
VISION