Cuidados

O local adequado para cuidar bem do seu cavalo

Para manter seus cavalos sempre bem dispostos e saudáveis é fundamental uma boa alimentação, para isso é importante ter em mente que o cavalo é um animal herbívoro, que se alimenta especialmente de vegetais, normalmente chamados de volumosos. Dentre esses se destacam o feno (capim desidratado), ervas em geral e cenouras cruas e bem limpas.

Após termos suprido as mínimas necessidades para manutenção do cavalo, aí sim, conforme atividade a que vamos submetê-lo, seja um potro em crescimento, égua em reprodução ou cavalo de esporte e trabalho, devemos oferecer-lhe os complementos de uma alimentação, para que ele possa atigir seu máximo desempenho.

A Ração e os biscoitos concentrados devem ser usados como complementos corretores, pois devem corrigir as necessidades do animal, que o volumoso disponível não consegue suprir. Devem ser equilibrados e oriundos de empresas idôneas para se ter garantia da qualidade do produto.

Se você utiliza seus cavalos para atividades ou esportes que exijam dele um gasto de energia excessiva, inclua na alimentação diária uma porção de aveia. Ela pode ser misturada ao feno e é de fácil digestão, além de ser rica em ferro, cálcio e proteínas, que irão prevenir diversas doenças, principalmente nos animais mais velhos.

Outro ítem importante da alimentação equina é a água fresca, que deve estar sempre à disposição do animal, pois as necessidades de água pelo cavalo são elevadas, de 20 a 75 litros por dia, dependendo do porte do animal, do clima, da intensidade do trabalho e da natureza da alimentação.

Devemos sempre levar em consideração as variações individuais de cada animal, tais como, raça, digestibilidade individual e temperamento para acertar na qualidade e quantidade de complementos.

O volumoso deve ser no mínimo, 50% da dieta do animal. Quanto maior o consumo energético do animal, maior a necessidade de se complementar com grãos. Toda alteração alimentar, de grãos ou concentrados, deve ser lenta e gradual, mínimo de 3 semanas.

Mais de 90% das cólicas em cavalos são causadas por um mau manejo alimentar, que o homem impõe ao animal.

Qualquer dúvida consulte o veterinário. Algumas vezes é necessária a complementação com medicamentos e somente ele poderá lhe auxiliar na hora de escolher a melhor dieta para sua tropa.

 

Fonte: http://www.curtacavalos.com/




Nova Enfoque
© 2017 - Todos os direitos reservados | Nova Enfoque
VISION