Prefeitura de Cambuí

Orçamento Participativo quer discutir investimentos com a população

A administração 2013-2016 inicia este ano uma proposta inovadora na Prefeitura de Cambuí: o Orçamento Participativo (OP). A medida tem como objetivo democratizar ainda mais a gestão municipal, oferecendo à população oportunidade de discutir e opinar sobre o destino dos recursos públicos.

A participação popular vai se efetivar em assembléias, sendo as primeiras já realizadas desde o dia 17 de julho. A primeira rodada de reuniões, as chamadas Plenárias Informativas acontecem durante os meses de julho e agosto e abrangem todas as áreas urbanas e rurais do município, divididas por microrregiões para facilitar a participação popular.

Nesses encontros a Comissão Executiva do orçamento, formada por membros indicados pelo Prefeito, explica o processo do OP, apresenta a verba disponível e a data da Plenária Deliberativa, onde serão definidos os representantes de cada microrregião e as prioridades de investimento. Um momento ideal para que a comunidade possa apontar suas necessidades e carências. A Prefeitura definiu o valor de R$ 1.500.000,00 para investimentos no Orçamento Participativo.

As plenárias informativas já aconteceram em oito bairros do município e a população participa de forma ativa e conta inclusive com a participação dos jovens, que maiores de 16 anos, participam com direito a voz e voto nas plenárias do OP.

De acordo com o Prefeito Dirceu Dias, a participação direta e democrática do cidadão cambuiense na elaboração do orçamento será uma revolução na prática política de Cambuí. “Agora, pela primeira vez na história de nossa cidade, a população tem um instrumento eficaz de participação direta, com os moradores decidindo e influenciando de forma positiva a elaboração do orçamento da cidade, porque, quem sabe o que é melhor para Cambuí é o cidadão que mora, estuda e conhece a realidade de nossa cidade”.

A Prefeitura reforça a importância para que toda a população participe das reuniões, pois todos trabalhando juntos será melhor para o desenvolvimento do município.






Nova Enfoque
© 2017 - Todos os direitos reservados | Nova Enfoque
VISION