Cuidados com seu cãozinho

Dicas que eliminam uma série de transtornos

Cada vez que o animal tiver contato com água contaminada, é recomendada a sua higienização com banho e secagem adequada, o que ajuda a evitar doenças de pele e orelha. É o momento de observar a presença de possíveis lesões cutâneas, fraturas e outros processos traumáticos.

Qualquer tipo de alteração no animal, tanto no comportamento quanto nas fezes ou na coloração de pele e olhos, faz necessário o acompanhamento médico veterinário para um tratamento correto.

Caso o animal não apresente nenhum sintoma clínico aparente, água e alimentação devem ser oferecidas normalmente.

Manter a vacinação do pet sempre atualizada. As vacinas múltiplas, que previnem as principais doenças infecciosas, são extremamente necessárias. Nos filhotes podem ser feitas a partir dos 45 dias. Para os adultos a vacinação deve ser feita anualmente.

Em animais que vivem em áreas expostas às enchentes, ou, à presença de ratos, e ao contato com esgotos, a vacina deve ser administrada semestralmente.

Cuidado com a leptospirose, doença transmitida através do contato com a urina e fezes de ratos. Os cães podem ser infectados e ainda transmitir a doença para os seres humanos e outros bichos de estimação por meio do contato com urina, água, utensílios contaminados e o próprio sangue.

Os primeiros sintomas clínicos são: febre, depressão, perda do apetite, vômito, desidratação, mucosas congestas, icterícia, urina escura e até dor muscular. Em alguns acasos de infecção leve, os sintomas podem demorar a aparecer, dificultando o diagnóstico. Na evolução da doença, observa-se a insuficiência renal, insuficiência hepática, hemorragias, lesões na pele e hematomas pelo corpo, bem como ulceras na boca e língua.

Se o cão tiver histórico de contato com água contaminada, ou se, mesmo o tendo, apresenta os sintomas relacionados acima, é imprescindível que seja levado ao médico veterinário.

Fonte: www.premierpet.com.br






Nova Enfoque
© 2017 - Todos os direitos reservados | Nova Enfoque
VISION