Rotary Cambuí comemora 20 anos

Saiba mais sobre o Rotary

 

A diretoria do Rotary promoveu dias 17 um jantar festivo no Espaço La Caja para comemorar os 20 anos de fundação do Rotary Cambuí.
Alguns dos fundadores estiveram presente, Hamilton Lambert fêz uma breve apresentação sobre o Rotary , assim como o Buzina e o governador do centenário Haroldo Ribeiro Campos fizeram uma breve palavra aos presentes. A mexicana intercambista pelo programa do Rotary, falou da importância de ter vindo para Cambuí como mudou a sua forma de ver a vida e como foi bem recebida. A presidente Waldirlene Souza agradeceu a presente de todos convidando para o jantar encerrando a reunião do dia.

A diretoria do Rotary promoveu dias 17 um jantar festivo no Espaço La Caja para comemorar os 20 anos de fundação do Rotary Cambuí.Alguns dos fundadores estiveram presente, Hamilton Lambert fêz uma breve apresentação sobre o Rotary , assim como o Buzina e o governador do centenário Haroldo Ribeiro Campos fizeram uma breve palavra aos presentes. A mexicana intercambista pelo programa do Rotary, falou da importância de ter vindo para Cambuí como mudou a sua forma de ver a vida e como foi bem recebida. A presidente Waldirlene Souza agradeceu a presente de todos convidando para o jantar encerrando a reunião do dia.

 


PEQUENA HISTÓRIA DO ROTARY INTERNATIONAL

Paul Harris, um jovem advogado, depois de estabelecer seu escritório de advocacia em Chicago, uma cidade de pioneiros em direção ao oeste dos Estados Unidos no início do século vinte, onde todo tipo de corrupção existia, Sentindo-se isolado naquela cidade bruta, tinha saudade de sua terra natal, da maneira correta como seus conterrâneos se conduziam, do convívio com seus familiares e amigos.

Imaginou, então, uma associação, um clube, enfim um grupo de homens que sentissem o mesmo vazio em suas vidas e expôs a sua idéia a um de seus clientes – um engenheiro de minas de nome Gustav Loehr – que concordou com o plano. Conversaram depois com Silvester Schiele – comerciante de carvão e Hiran Shorey – alfaiate, homens de bem e também carentes de convívio amigo e logo começaram a se reunir, periodicamente, cada vez no local de trabalho de cada um: Assim nasceu o Rotary, no dia 23 de fevereiro de 1905.

Mas Rotary cresceu, tornando-se hoje, cem e dez anos depois, o Rotary Internacional, com mais 1.300.000 rotarianos distribuídos em 33.000 Rotary Club em mais 200 países. Sendo o Rotary Club de Cambuí um destes.

O projeto original era de incentivo ao companheirismo, visando ao auxílio mútuo. Logo de início, porém, consideraram o plano um tanto egoísta e por isso optaram por uma conduta da qual se originou o lema “DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI”, convencido de que mais se beneficia quem melhor serve.

O passo seguinte foi criar os objetivos do Rotary, que é estimular e fomentar o ideal de Servir como base de todo o empreendimento digno, promovendo e apoiando:

1º - O desenvolvimento de companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidade de servir;

2º - O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional:

3º - A melhoria da comunidade, pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e particular;

4º - A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

Para serem alcançados estes objetivos, a estrutura interna dos Rotary Internacional e Rotary Clubes, é composta de cinco comissões.

Cada uma destas comissões é responsável pelo desenvolvimento da meta que lhe diz respeito, e o objetivo resume-se em estimular o ideal de servir, provendo e apoiando: A Sociabilidade – A Sinceridade – A Solidariedade – A Fraternidade – A Juventude –

Tendo também um código de ética que se chama Prova Quádrupla, que são:

1 - É A VERDADE?

2 - É JUSTO PARA TODOS OS INTERESSADOS?

3 - CRIARÁ BOA VONTADE E MELHORES AMIZADES?

4 - SERÁ BENÉFICO PARA TODOS OS INTERESSADOS?

 

Então tomando por base o objetivo nº 3 do Rotary Internacional, que diz:

“A melhoria da comunidade, pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e particular”, o Rotary Club de Cambuí, através da sua Comissão de Imagem Pública, no mês em que comemora seu 20º aniversário, traz a todos os senhores “O que o Rotary é e o que o Rotary faz.”

Texto: Hamilton Lambert






Nova Enfoque
© 2017 - Todos os direitos reservados | Nova Enfoque
VISION