Ceratocone

Por Alexandre Moretti

 

O Ceratocone é uma doença que afeta o formato e a espessura da córnea, provocando embaçamento da visão. A córnea, estrutura ocular transparente que funciona como uma lente, vai aumentando sua curvatura, formando um “cone”. A evolução do ceratocone é quase sempre progressiva com o aumento do astigmatismo e miopia, além da acentuada baixa de visão. O diagnóstico definitivo desta patologia é feito com base nas características clínicas e com exames objetivos, como a tomografia e topografia de córnea.
Segundo o oftalmologista Dr. Alexandre Moretti, 1 a cada 20 mil pessoas apresentam ceratocone.  Apesar das causas  ainda não serem totalmente determinadas, a doença está associada  à processos alérgicos e ao hábito de coçar dos olhos constantemente.
O tratamento do ceratocone visa sempre proporcionar uma boa visão ao paciente. As alternativas de tratamento sempre são avaliadas nesta ordem: óculos, lentes de contato e cirurgias.
Quando diagnosticado precocemente, pode ser indicada a realizaçao de um procedimento denominado Cross-linking, o qual ajuda a estabilizar a doença. 
“Após afetar a visão, não há mais como reverter o quadro” afirma o oftalmologista, reforçando a importância de um diagnoóstico precoce. O avanço das lentes de contato também contribuiu muito para a redução dos casos de transplante de córnea.

O Ceratocone é uma doença que afeta o formato e a espessura da córnea, provocando embaçamento da visão. A córnea, estrutura ocular transparente que funciona como uma lente, vai aumentando sua curvatura, formando um “cone”. A evolução do ceratocone é quase sempre progressiva com o aumento do astigmatismo e miopia, além da acentuada baixa de visão. O diagnóstico definitivo desta patologia é feito com base nas características clínicas e com exames objetivos, como a tomografia e topografia de córnea.Segundo o oftalmologista Dr. Alexandre Moretti, 1 a cada 20 mil pessoas apresentam ceratocone.  Apesar das causas  ainda não serem totalmente determinadas, a doença está associada  à processos alérgicos e ao hábito de coçar dos olhos constantemente.O tratamento do ceratocone visa sempre proporcionar uma boa visão ao paciente. As alternativas de tratamento sempre são avaliadas nesta ordem: óculos, lentes de contato e cirurgias.Quando diagnosticado precocemente, pode ser indicada a realizaçao de um procedimento denominado Cross-linking, o qual ajuda a estabilizar a doença. “Após afetar a visão, não há mais como reverter o quadro” afirma o oftalmologista, reforçando a importância de um diagnoóstico precoce. O avanço das lentes de contato também contribuiu muito para a redução dos casos de transplante de córnea.

 

*Dr. Alexandre Moretti é oftalmologista formado pela Universidade São Francisco (USF), de Bragança Paulista (SP). É especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e responsável técnico pela Clínica de Olhos Regional, na mesma cidade. É, ainda, membro da Academia Americana de Oftalmologia.







Nova Enfoque
© 2017 - Todos os direitos reservados | Nova Enfoque
VISION