NOVOS TEMPOS, NOVOS RUMOS!!!

Por Enivaldo Eiras

  O Brasil esta passando por um momento conturbado e delicado na política e no Governo. Espero que se faça justiça e que nosso povo possa ter mais tranquilidade para viver. Mas também o futebol brasileiro, onde os clubes passam por sérias dificuldades pelo mesmo motivo da corrupção, acena com mudanças em relação à entrada forte da Turner, através do Esporte Interativo, na briga com a antes intocável Globo, pelas transmissões do futebol tanto na TV fechada como na aberta.

  A Globo sempre viveu sossegada quanto a isso, os grandes clubes em troca de adiantamentos sempre se mostraram fieis a Emissora. Depois que o então presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, implodiu o Clube dos 13 lá em 2011, ficou tudo ainda mais tranquilo. O Timão e depois o Mengão, clubes das maiores audiências, começaram a fechar acordos diretamente com a Globo, recebendo muito mais que os outros, iniciando uma “espanholização” do nosso futebol.

  Os outros clubes acuados por “dever” dinheiro a Globo, e por depender dela, e com medo de retaliações, continuaram a receber o que o Emissora oferecesse. Isto porque uma cláusula na Lei Pelé proíbe a transmissão de jogos entre dois clubes que não pertença à mesma Emissora. Pronto, acabou a disputa, estava formado o monopólio global nas TVs fechada e aberta.

  Só que agora tudo começou a mudar com os bilhões da Turner, que já comprou os direitos da Champions League mostrando a que veio. E o Esporte Interativo surgiu na parada fechando acordo com alguns clubes oferecendo quase 10 vezes mais que o Sportv, da Globo, para as transmissões de jogos na TV fechada. A alternativa chegou, e depois do Atlético Paranaense, Bahia, veio o sempre esquecido pela Globo, o Santos, e agora o Internacional.

  O que também o Esporte Interativo esta usando para seduzir os demais clubes seria a divisão mais justa da bolada, sendo que 50% seria divido para todos os clubes, ficando 25% pela performance no campeonato e 25% pela exposição de jogos. E mostrando ousadia a Turner tem assediado o Corinthians, Flamengo, São Paulo, Palmeiras, por enquanto pra TV fechada.

  A Globo, antes soberana, percebeu que esta perdendo alguns clubes, e já admite a idéia de mudar a Lei Pelé, possibilitando assim a transmissão entre dois clubes fechados com diferentes emissoras, sendo o que prevalece é o clube mandante. Se isso acontecer será mais uma vitória da Turner, dos clubes, e também de alguma outra Emissora que queira entrar na briga. E quem ganha, além dos clubes, somos nós torcedores. Novos tempos e novos rumos vem por aí.

EM TEMPO: E parecem que novos tempos bons vem por aí mesmo, a FIFA acaba de anunciar que vai cobrar indenização de Marin, Del Nero, e até do Ricardo Teixeira por danos morais. O Barão não gostou nem um pouco, saiu da toca, e disse que a FIFA tem que cobrar o Platini também e que ele vai processar a FIFA por danos morais. Não sei se é melhor rir ou chorar, é amigos, as coisas estão ficando estranhas demais... E vamos que vamos!

PRA MEDITAR: “ Na vida tem momentos em que acreditamos que tudo está acabado... é nesse momento que Deus entra em cena e muda todo o cenário..!!”   ABRAÇOS ENIVALDO EIRAS.




Nova Enfoque
© 2017 - Todos os direitos reservados | Nova Enfoque
VISION