O que faz um podologo?

Flavia Renata

O que faz um podólogo?

Um podólogo cuida e atua na investigação, prevenção, prognóstico da saúde e estética dos pés, tratando de problemas nas unhas, como encravação, infecção, calos, fissuras, bolhas e úlceras micóticas.

 

A podologia é a ciência na área da saúde, especializada na investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento das alterações que afetam o pé e as suas repercussões no organismo humano, sendo o podologista o profissional de saúde devidamente habilitado para o tratamento das patologias dos pés.

 

Os pés passam despercebidos por uns, são detestados por alguns e fetiche para outros: os pés. Importantes na anatomia do corpo humano são eles os responsáveis pelo aparelho locomotor, aguentam o nosso peso e ao longo da vida de um indivíduo estão sujeitos a um enorme desgaste. Mas para cuidar deles existe a podologia. Ciência inserida na área da saúde que conta com uma equipe multidisciplinar cujo objetivo é estudar, prevenir e diagnosticar possíveis alterações anatômicas dos pés.

A Podologia trata verrugas virais, micoses na planta e entre os dedos dos pés, pele seca ou com tendência a descamar e transpiração excessiva. Trabalha, também na área das calosidades, assim como patologias ligadas as unhas (micoses, unhas traumatizadas, deformada, de cor diferente e outras). Tem ainda um papel importante na prevenção de alterações ósseas como joanetes dedos encavalados, no tratamento do pé de risco (pé diabético e reumático).

 

               Tratamentos

 

.Calos e calosidades;

.Unha encravada e infeccionada;

.Verruga viral;

.Fissuras calcâneas;

.Pacientes diabéticos e reumáticos;

.Órtese (para correção das unhas);

.Hidratação e orientação de cuidados;

 

            Curiosidades

 

.Um adulto dá em média 4000 a 6000 passos por dia, o que equivale a cinco voltas á terra o longo da sua vida.

 

          Podólogos x pedicure?

 

Ambas as profissões trabalham com cuidados específicos voltados para os pés. Mas pedicure é a responsável pelos cuidados externos, de embelezamento e higiene dos pés (tirar cutículas, limpar e pintar as unhas). A ação da podologia é centrada na saúde dos pés, tratando e prevenindo doenças como: calos, calosidades, verrugas, unhas encravadas, micoses e outras.

 

Flávia Renata, ou simplesmente Renata como gosta de ser chamada, explica que o ato de cuidar dos pés é mais preventivo do que terapêutico, porém há problemas que devem receber atenção especial.

Como é o caso de pés reumáticos e diabéticos, que em virtude da fragilidade imunológica em que estão suscetíveis, requerem cuidados permanentes. No caso dos portadores de diabetes, há dificuldades na cicatrização de pequenos ferimentos, e em casos extremos podem levar a amputação do membro.

 

Flávia Renata é formada em técnica de podologia há 9 anos, atendendo na Clínica Espaço Vida situada na R: Lino Lopes da Conceição 220, Centro em Cambuí. Especialista em podogeriatria, podopediatria e pés diabéticos, além de tratamentos com laserterapia. 




Nova Enfoque
© 2018 - Todos os direitos reservados | Nova Enfoque
VISION