A CAMPANHA 2021

A estratégia de vacinação contra gripe (influenza) foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999 com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população elegível.

Em 2021, a campanha de vacinação contra a gripe acontece no período de 12 de abril a 09 de julho de 2021. É dividida em 3 fases que contemplarão os grupos definidos pelo Ministério da Saúde sendo que o planejamento de atendimento e vacinação de cada um desses grupos é organizado por cada município. A meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários.

As ações de imunização continuam a ser extremamente importantes para a proteção contra a gripe (influenza) e devem ser mantidas apesar de todos os desafios frente à circulação contínua ou recorrente da Covid-19 (SARS-CoV-2).

CALENDÁRIO

Seguindo o Plano Nacional de Imunizações (PNI), este ano a vacinação contra Gripe é dividida em 3 etapas. Informe-se. Consulte os grupos prioritários e calendário de vacinação definidos pela sua cidade.

tabela 1 3

POR QUE SE VACINAR?

A vacina contra a Gripe (Influenza) é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe, além disso, a vacinação permitirá, ao longo de 2021, prevenir complicações, óbitos e as suas consequências sobre os serviços de saúde decorrentes da doença. A vacinação contra a Gripe (Influenza) também tem como objetivo minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da covid-19.

QUANDO SE VACINAR?

Se você pertence a um dos grupos prioritários, fique atento ao  calendário de vacinação definido pela sua cidade.

ONDE SE VACINAR?

A vacina contra a gripe (Influenza) está disponível nos mais de 5.000 postos de vacinação distribuídos em todo Estado de Minas Gerais. É segura e gratuita, sendo disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, seguindo as orientações de prevenção a Covid-19, e leve o cartão de vacinação.

A VACINA DE GRIPE PROTEGE CONTRA O CORONAVÍRUS?

Não! A vacina de gripe protege contra o vírus Influenza evitando casos graves e mortes causados por ele, mas NÃO oferece nenhuma imunização contra o Coronavírus.

POSSO TOMAR VACINA DE GRIPE E DE COVID-19 AO MESMO TEMPO?

Não! Deve-se respeitar um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas. Ou seja, se tomar a vacina contra a Influenza, espere 14 dias para tomar a da Covid-19. Se tomar primeiro a da Covid-19, 1ª ou 2ª dose, espere mais 14 dias para tomar a da Influenza.

Por isso, é importante que você leve o seu cartão de vacinas no dia em que for se vacinar para ajudar no controle do profissional de saúde.

VACINAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

As ações de imunizações continuam a ser importantes para a proteção contra a Influenza (gripe) e devem ser mantidas apesar de todos os desafios frente à circulação contínua ou recorrente da covid-19.

Primeira etapa: (15/4 a 10/5)

Crianças de 6 meses a <6 anos

Gestantes e puérperas

Povos indígenas

Trabalhador de saúde

Segunda etapa: (11/5 a 08/6)

Idosos 60 anos e mais

Professores

Terceira etapa: (09/6 a 09/7)

Comorbidades

Pessoas com deficiência

Caminhoneiros

Trabalhadores de transporte coletivo

Trabalhadores portuários

Forças de segurança e salvamento

Forças armadas

Funcionários sistema privação de liberdade

População privada de liberdade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui